LEITURA ORIENTADA
Realização de atividades que proporcionem o contacto dos alunos com livros que os motivem e estimulem a prática regular e continuada da leitura e da escrita: uma hora por dia no primeiro ciclo do ensino básico e uma hora por semana no segundo ciclo do ensino básico.
PRIMEIRO CICLO
1º ANO
2º ANO
3º ANO
4º ANO
EVIDÊNCIAS
Atividades 3ºB ARG - professora Alice Abrantes
1.ºB_AR, docente Lina Coimbra
Mãe, Já Sei Ler!
2.ºA e 2.ºB_AR
No dia 20 de outubro, inserido no Mês Internacional da Biblioteca Escolar e na Semana da alimentação, a professora bibliotecária leu a história O ciclo do leite, de Cristina Quental. Viajando pela quinta do Sr. Joaquim e por uma fábrica de lacticínios, falou-se da origem do leite, da sua importância no nosso organismo, da ordenha manual e mecânica das vacas, da pasteurização, e de três derivados de leite: queijo, manteiga e iogurte. Depois, partindo da história, seguiram-se outas atividades na sala das Ciências (confecionámos os três derivados do leite) e na sala da Robótica (programámos o robô SuperDoc, com recurso à contagem e à orientação espacial, a fim de que descobrisse o trajeto correto do ciclo do leite).
Nos dias seguintes, fizemos pesquisas na BE e criámos uma apresentação em powerpoint que partilhámos com os colegas dos 1.ºA e 1.ºB_AR.
O Menino que não Gostava de Sopa de de Cidália Fernandes
O Ciclo do Leite, de Cristina Quental
Jardim
de Infância de São Martinho da Cortiça
EB1 de Sarzedo
Por entre Pingos de Poesia – Os alunos recortaram pingos de chuva gigantes, escolheram poesias do manual, recortaram, colaram e partilharam com os colegas, no dia 1 de Fevereiro, numa leitura expressiva em voz alta.
- Contos no Labirinto, na Semana da Leitura
- Exposição "O Nosso Rio", na semana da leitura
A Árvore da Poesia-21 de março
"Harry Potter e a Pedra Filosofal"
2.ºB_AR
- No dia 24 de novembro de 2022, leitura da história Os cinco sentidos, de Núria Roca. Diálogo com os alunos sobre os órgãos dos sentidos, os sentidos, as suas funções e os verbos exemplificativos das suas ações, ao som da música Cinco sentidos, de Alda Casqueira Fernandes.
Finalizou a sessão com a atividade Toca a mexer, que foi acompanhada pela história Da Cabeça até aos pés, de Eric Carle.
- No dia 30 de novembro, apresentou a curta-metragem The Present e promoveu um debate debate sobre a dependência dos jogos online; a deficiência física e a aceitação/rejeição da mesma; o papel do cão como animal de estimação.
- No dia 9 de fevereiro, explorou o livro História das cinco vogais, de Luísa Ducla Soares, brincando com as rimas e a grafia de vocábulos com cada uma das vogais, contribuindo, desse modo, para o desenvolvimento das literacias da leitura e da escrita. Esta última literacia foi complementada com uma oficina de escrita: "Uma mensagem de afetos!", durante a qual cada aluno redigiu e ilustrou uma mensagem referente ao valor da amizade, do amor, da tolerância e da compreensão para com o outro.
- No dia 30 de março, dinamizou a atividade Saborear Poesia, que consistiu na declamação de poemas, após selecção, em diversos espaços da EB1 de Arganil, com oferta de uma flor às educadoras, aos professores e assistentes operacionais (Fotos)
"Na leitura orientada, a professora fez a apresentação de um livro por período aos alunos, tendo sido escolhidas as seguintes obras:
- "O Príncipe Com Orelhas de Burro" – Adolfo Coelho;
- "A Girafa que Comia Estrelas" – José Eduardo Agualusa;
- "A Menina Gotinha de Água" – Papiano Carlos.
Após a apresentação das obras pela professora, foi feita a exploração oral da obra e o preenchimento de uma ficha de leitura e realização de alguns trabalhos de Expressão Plástica.
Este projeto teve um impacto bastante positivo, já que promoveu o gosto pela leitura e o acréscimo no número de requisições de obras na Biblioteca Escolar. Para o sucesso deste projeto é de realçar o contributo da Professora Bibliotecária, Arminda Ramos, e da técnica animadora Rita Cunha."
3.º ano e 4.º ano - EB1 de Côja
- A professora bibliotecária Arminda Ramos dinamizou, aquando do MIBE, sob o lema "Ler para a paz & harmonias globais", a atividade Leituras dialogadas…na tela, no dia 21 de outubro.
A visualização da curta-metragem Umbrella, apoiada num guião de exploração de leitura de imagem, permitiu aos alunos responderam a um conjunto de questões, previamente preparadas, refletirem, dialogarem e elencarem conclusões acerca de algumas consequências da guerra: o drama dos refugiados, as viagens atribuladas, a fome, a miséria, a falta de condições, a separação de famílias, o sofrimento, os traumas…
Para finalizar, elaboraram um reconto escrito da curta-metragem visualizada, cuja temática muito os sensibilizou. Esta atividade foi muito do agrado dos alunos.
3.º ano, turma COC
- Leram e exploraram a obra O Cuquedo, de Clara Cunha. Depois, construíram a árvore dos Cuquedos, que esteve exposta na EB1 de Coja. (Fotos)
2.º ano, turma COB
- Leram e exploraram a obra A Girafa que comia estrelas, de José Eduardo Agualusa. Depois, criaram girafas e montaram uma belíssima exposição na EB1 de Coja e na Biblioteca Municipal Alberto Martins de Carvalho.
Pré-Escolar - 28.04.2023 grupos 1, 2 e 3 – educadoras Emília Nunes, Jacinta Gomes e Isabel Alves
O que é preciso? de Gianni Rodari
- Descoberta das partes constituintes de uma árvore e suas funções (visualização de vídeo)
- Explicação do ciclo de vida da árvore (semente- árvore-flor-fruto)
- Diálogo sobre os usos e as utilidades da madeira;
- Observação de objetos e descoberta dos produtos naturais que os originam.
Audição e entoação da canção "Uma árvore plantar", de O Panda e os Caricas.
3º A de Arganil
"O lagarto" de José Saramago
Curta-metragem "Umbrella"
O Tubarão na Banheira de David Machado
O dia em que o Mar desapareceu - José Fanha
Oficina de Escrita criativa
Os alunos criaram as suas próprias histórias de bolso, que eram lidas e partilhadas na sala de aula e foram expostas na Biblioteca Municipal.
5º Ano
"História de um gato e de um rato que se tornaram amigos", de Luís Sepúlveda
A viúva e o papagaio
Palavras difíceis em "Vem aí o Zé das Moscas", de António Torrado
Alunos das turmas A e B, do 5.º Ano da EB 23 de Arganil
6ºD - Ida ao teatro "Ulisses" - março 2023
Texto de opinião – Teatro "Ulisses"
Depois de termos lido a obra "Ulisses", de Maria Alberta Menéres, os alunos dos sextos anos do Agrupamento de Escolas de Arganil assistiram a uma adaptação para teatro pelo grupo "Teatro Educa", no dia 10 de março, na Cerâmica de Arganil. Estas, foram as diferenças que encontrámos:
Enquanto que a obra inicia com a apresentação da personagem principal e da sua família, a peça começa com uma curta metragem sobre a guerra de Troia.
Na obra de Maria Alberta Menéres, Ulisses e os seus companheiros cegaram o ciclope Polifemo com uma das pontas de um tronco de árvore em brasa. Na peça, os marinheiros simularam o ato atirando um pau a Polifemo.
No final da obra, Ulisses combateu, com o filho, os pretendentes da sua mulher Penélope e, na peça, ele defrontou-os sozinho.
Na nossa opinião, a peça foi divertida e o tempo bem passado pois, com alguma música e humor à mistura, nós, espetadores, ficámos interessados. Também foi interessante perceber que, no teatro, os atores têm de representar várias personagens e nem tudo é igual à obra. Porém, aconselhamos a leitura da obra "Ulisses" e, se possível, ver a representação da mesma.
6.ºD – Arganil
20/03/2023
Aula de Português
5º A - O Príncipe Nabo - Março 2023
A Princesa Beatriz e o Príncipe Orlando
- Beatriz, estou farto! A partir de hoje, eu vou-te entregar ao próximo homem que aparecer no Castelo.
Passados alguns momentos, entrou um príncipe, o Príncipe Orlando. Este disse que andava à procura de noiva. O rei aproveitou para explicar que a sua filha, a Princesa Beatriz, andava, também ela, à procura de noivo.
O Príncipe Orlando e a Princesa Beatriz entreolharam-se apaixonados. Beatriz estava, agora, diferente. Ninguém percebia o que se tinha passado.
- Olá, Princesa Beatriz, eu sou o Príncipe Orlando. Tenho muito gosto em conhecê-la.
- Eu também, Príncipe Orlando.
- Princesa Beatriz, será que a podia convidar para sairmos hoje à noite?
- Claro que sim! Eu aceito.
- E o seu pai, Princesa, ele concorda?
- Claro que sim. Não é pai?
- É sim, minha filha! Sem dúvida!
- OK, obrigado, Princesa Beatriz! Obrigado, também, Sua Majestade. Então fica combinado, eu logo venho-a buscar. Pode ser?
- Sim, pode. Fica combinado.
- Até logo, Princesa.
- Até logo, Príncipe.
O Príncipe continuou a frequentar o Castelo e, passado um tempo, casaram. O Rei ficou felicíssimo, pois, finalmente, pôde dedicar-se ao seu passatempo preferido.
Mónica Amorim – 5.º A
6º_D - 1º Período 2022
6º B_Arg - fevereiro2023
6º B_Arg - janeiro 2023
6º B_Arg - dezembro 2022
5ºA-Arg - Livros abordados no 1º Período:
Livros lidos:
- O grande Segredo do Conde
- O Senhor Rimas
- Gui vamos todos ficar bem
- Diário de um Banana - Emplastro
- A pensar morreu um Burro
- Os Piratas
- Suzie Su
- Diário de um Banana
- A minha mãe é a melhor do mundo
- Uma aventura no mundo subterrâneo
- O Bando da Cavernas - O mistério da gata Cristie
- O Estranhão
- Viagem ao centro do escuro
- A patrulha Lobo - Na casa misteriosa
- A patrulha Lobo - Na casa assombrada
Apoio à Leitura da obra Contos Gregos
O NABO GIGANTE - ENCENAÇÃO
Saramago nas BE... ouve, vê, repara!
Os alunos do 3.º A da EB1 de Arganil associaram-se às comemorações do centenário do nascimento de José Saramago, assinalado a 16 de novembro de 2022, com a leitura comentada do seu livro O Lagarto. Este conto fantástico, apresentado pela professora bibliotecária, Arminda Ramos, narra o aparecimento, no Chiado, de um misterioso lagarto, que amedronta quem o vê. O texto e as imagens cativaram os alunos e suscitaram o diálogo à volta de múltiplas interpretações acerca da guerra, da paz, de acontecimentos da história portuguesa, dos sentimentos, da (in)existência de fadas, da linguagem e do estilo do autor. Deram, também, origem à recriação de fabulosos lagartos pessoais, inspirados na mensagem do livro.
Na sequência desta atividade, e aceitando a sugestão da professora Arminda e o repto da professora Eugénia, no dia seguinte, a turma visitou a exposição de José Saramago, presente na Biblioteca da Escola Secundária. Aqui, leram a biobibliografia do autor, folhearam alguns dos seus livros e reviram as obras dirigidas à infância que haviam lido, nomeadamente A maior flor do mundo, O lagarto e O silêncio da água. Deliciaram-se com a maqueta de Saramago em 3D e com a presença de a Maior Flor do Mundo, criada com materiais recicláveis, no ano letivo anterior, por todas as turmas da sua escola.
Nesta exposição chamaram-lhes, ainda, à atenção as fotografias do autor, nas quais sobressaiam as diversas posições das suas mãos, que desencadearam algumas questões: qual o significado de cada uma das posições das mãos observadas? quais as emoções que transmitem? qual a mensagem que Saramago tentava comunicar-nos?
Apesar do dia chuvoso, valeu a pena sairmos da EB1 de Arganil, pois a visita foi bastante interessante, complementou todo o trabalho realizado na sala de aula e na biblioteca escolar e permitiu-nos ouvir, abrir os olhos, ver e reparar, seguindo, assim, o conselho do nosso Nobel da literatura: "Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara!"
Arminda Ramos e Eugénia Salgado