LIVR' À MÃO

Leitura silenciosa de um livro que o aluno traz consigo. A atividade, e respetiva seleção de livros, é organizada pela biblioteca escolar e desenvolve-se de forma articulada com o professor titular de turma podendo aderir qualquer docente do conselho de turma, devendo elaborar-se um cronograma/calendário de leituras. Esta atividade cruza com os «10 Minutos a Ler» pois o aluno pode ler em qualquer lado, a qualquer hora.

1º CICLO

1º ANO

3º ANO

2º ANO

4º ANO

2º CICLO

EB1 de S. Martinho da Cortiça prof.ª Maria João Cavaleiro

- Partilha da história Sedafim, a história de um bicho-da-seda, de Pep Molist, pela professora bibliotecária, nos dois grupos-turma do pré-escolar e nas duas turmas do 1.ºCEB de S. Martinho da Cortiça. Diálogo sobre o ciclo de vida do bichinho-da-seda.

A turma SMC_A recriou o ciclo de vida e a turma SMC_B inventou a seguinte canção dedicada ao bicho-da-seda e foi gravado um vídeo com os alunos a cantarem:

O bicho-da-seda

Sempre a trabalhar

Faz o seu casulo

Para lá morar

Que grande surpresa vai acontecer

Linda borboleta vai de lá nascer

5º A - Arg - Livros Lidos no 2º Período

Livros lidos 2P:

• A Abóbada
  • O Rapaz do avião vermelho
  • O capitão Américo- o primeiro vingador
  • A escola dos piratas- o terrível pirata barba de fogo
  • O mundo da Inês- a entrada no colégio
  • Ghost
  • O diário de um banana 1
  • Patrulha Lobo - no cemitério perdido
  • O bébé chegou
  • Patrulha lobo- na casa misteriosa
  • O livro das boas maneiras
  • As princesas secretas
  • O tesouro
  • A floresta selvagem - Gerónimo Stilton
  • O Estranhão 1 e o 2
  • A Rosa minha irmã Rosa
  • Diario de um babana 7
  • A viúva e o papagaio.

5ºA-Arg - Livros abordados no 1º Período:

Livros lidos:

• O grande Segredo do Conde
  • O Senhor Rimas
  • Gui vamos todos ficar bem
  • Diário de um Banana - Emplastro
  • A pensar morreu um Burro
  • Os Piratas
  • Suzie Su
  • Diário de um Banana
  • A minha mãe é a melhor do mundo
  • Uma aventura no mundo subterrâneo
  • O Bando da Cavernas - O mistério da gata Cristie
  • O Estranhão
  • Viagem ao centro do escuro
  • A patrulha Lobo - Na casa misteriosa
  • A patrulha Lobo - Na casa assombrada

Livros à Mão

22 Novembro, 2022

No âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, subordinado ao tema "Ler para a Paz & Harmonia Globais", no JI/EB1 de Sarzedo, confecionou-se uma deliciosa receita com ingredientes muito diversos: livros, filmes, fruta, iogurte, frutos secos, alunos, professores...

Ao longo do mês, degustaram-se histórias, maçã cozida e decorou-se, no átrio, o cantinho dos livros fresquinhos, um espaço onde as crianças dispõem, nos intervalos e na hora do almoço, de títulos para facilmente poderem ler por prazer. Distribuíram-se, ainda, pequenas caixas pelas salas de aula, para que, acabadas as tarefas do dia, os alunos tenham um Livro à Mão para selecionar, tocar, folhear, cheirar, LER.

Assim, com o Livro, a Leitura, muita Arte e Carinho, proporcionaram-se momentos repletos de aprendizagem e alegria!

Anabela Sêco e Arminda Ramos

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora